EMATRA 8 realiza I Fórum de Previdência Social da Amazônia

18194222_10207138375657578_6404534553071703381_n

O I Fórum de Previdência Social da Amazônia foi realizado na tarde do dia 27 de abril, no campus da UNAMA Senador Lemos, em Belém. O tema abordado foi “A reforma previdenciária e os impactos em seus direitos”. A programação tinha como objetivo discutir a reforma previdenciária e mostrar os impactos na modificação da aposentadoria para as gerações presentes e futuras.

O Fórum foi a primeira atividade oficial da Escola Associativa da Magistratura do Trabalho da 8ª região (EMATRA 8) em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª região (AMATRA 8) e a Universidade da Amazônia. A coordenação do evento foi do juiz do trabalho, Océlio Morais, professor do Mestrado em Direitos Fundamentais da UNAMA.

Para o magistrado, a programação oportunizou o debate entre a universidade e a comunidade acerca dos impactos da reforma previdenciária nos direitos de todos os trabalhadores brasileiros.  “Ao tempo em que a comunidade acadêmica reflete sobre a questão, a população fica bem informada sobre seus direitos, uma vez que a reforma vai provocar profundas e severas modificações no regime de previdência social brasileiro”, comenta.

Dentre os temas debatidos está “A previdência social hoje e seus serviços”, além da reforma previdenciária sob a ótica da visão da Previdência Social, da magistratura trabalhista e da advocacia privada. Uma mesa redonda composta por José Francisco de Jesus Pantoja Pereira, presidente da União Geral dos Trabalhadores/PA; Márcio Maués, médico perito e gerente executivo do INSS; Pedro Tourinho Tupinambá, presidente da AMATRA 8; Allan Moreira Gomes, presidente do IGPREV/PA encerrou o debate.